" Diana Silva constrói os objetos ao mesmo tempo que, de forma reflexiva, constrói uma narrativa de vida. A construção de si passa pela transformação da matéria e pelos objetos que dai resultam. Os colares que são veias tricotadas, o vestido de latex que se usa como uma segunda pele, os relicários que contêm pequenos objetos, os anéis de ardósia para usar no funeral, todos esses objetos são uma especie de transformação do eu, transforma acontecimentos em memória e preparasse para o confronto com a morte. Ao ler os textos de Diana Silva escreve sobre as suas peças, ficasse com a sensação de que é essa passagem pela matéria que lhe permite reordenar, incessantemente, a sua subjectividade. "
Filomena Silvano
As figuras contam-nos a história da vida da Nossa Senhora dividida em três mistérios, os Mistérios felizes, em coral reconstruído branco, os Mistérios dolorosos, a coral reconstruído vermelho e os Mistérios gloriosos em âmbar. O coral é um material de proteção e o âmbar, um material de energia, tendo como inspiração a arca indo-portuguesa do Museu Nacional da Arte Antiga. fotografia de C. B. Aragão
Ano: 2014 Materiais: Osso, fio de prata fina, fio de ferro, fio de cobre, madrepérola, contas de vidro, pele de javali, madeira, hematites, contas de corno de veado, fio de seda, fita de seda, cristal-rocha, semente de abacate, pérolas, lacre vermelho
Aquando a uma visita á cidade de Stratford-upon-Avon, a artista encontrou no solo do jardim/cemitério do séc. XVII da Igreja Holy Trinity, um pedaço de osso de um crânio. Assim que pegou nesse osso, foi imediatamente projectada a sua ideia para um passado longínquo, o seu trágico acidente, onde perdeu uma parte do osso do seu crânio. Visto estar nesse tempo a morar na cidade de Birmingham, exatamente onde fora feita a sua prótese craniana, no Hospital de Crianças.(...)
Materiais: vidro, ouro, seda, e foto O rubi está ligado ao simbolismo do sangue e do coração, logo ao amor. O cristal de rocha é transparente e cristalina, simbolizando assim a verdade e a justiça. A esmeralda simboliza a esperança no amor fiel. As pérolas são símbolo da virgindade. O diamante tem uma ligação muito forte com o amor eterno. Mas neste colar eu apenas uso pedras "falsas", o que mudou completamente o significado das pedras, de um amor puro, fiel e virginal para um ódio visceral.
Ano: 2016 Materiais: barro, quartzo, fio de cobre ionizado e fio de prata Foi um projecto com o Museu dos Bordado e do Barro de Nisa em que eu recriei neste caso a arte do barro na joalharia contemporânea. O Cantil desenhado por mim e feito pelo Mestre António Pequito é envolvido por um colar de prata feito em crochet, o símbolo nele exposto chama-se Bruxa e é um símbolo apenas usado nos barros de Nisa. Este símbolo é presentemente o símbolo do nosso espaço de permacultura águAmãe.
Ano: 1999 Materiais: Madeira, veludo, prata, contas de vidro e tinta O colar foi feito para uma visita á Universidades de Sheffield. Foi feito como identificação da artista e é baseado no tempo da ditadura portuguesa e na aparição de Nossa Senhora de Fátima.
The human body is so delicate, so sensitive. Not just psychologically but physically too. I had the idea to protect myself. I constructed a shirt, my second skin made in baby pink thin latex sheet. Covered with little latex scales, it is a second skin similar to the snakes. With here sleeves very long, giving the image of the old skin, not falling like happened with the serpents, but connected along the arms. I think are not just old skin but have engraved memories to. (...)
Materiais: ardósia
When I visit the cemetery of Peré-Lachaise I saw Abelard and Heloise tomb. Peter Abelard was considered one of the greatest thinkers of the 12th century and Heloise was one of the women more well-educated, beautiful, and as one of the earliest contributions to feminist philosophies, in Paris. Abelard moved to her home with the pretext to teach Heloise. Soon they became to lovers. Every years a big number of lovers go to pray and honour them. Material: human hair, silk, silver and linen.
Caveira de cordeiro, osso, pedras falsas, pérolas falsas e verdadeiras, ferro, tecido de latex, granadas, rendas, terrina de servir, caixa de argila, pedras, látex liquido, vidro colorido ,coral ,raízes, runas, lápis-lazuli, árvore de coral, prata, dentes, crista-rocha, carvão, avelãs, conchas, vela Sheep skull, human bone, fake stones, colour glass, clay box, latex liquid, latex tissue, garnet, vessel, lace, fake pearls, roots, pearls, iron, runes, lapis lazuli, coral tree, coral, silver ...